Ambiente

Câmara e Vinci Energies parceiros na requalificação energética do Parque da Bela Vista

Acordo assinado a 21 de junho, entre o município de Lisboa e a VINCI Energies, através da sua marca Axians, vai permitir mudar mais de 200 luminárias no Parque da Bela Vista para tecnologia LED, reduzindo "em 84% o consumo de energia".


Trata-se de uma medida compensatória das emissões carbónicas associadas à realização de eventos da VINCI Energies na cidade, entre os quais a AXIANS Global Convention 2023, que se realiza em Lisboa, de 21 a 23 de junho.

A VINCI Energies Portugal – através da sua marca Axians – irá conceder ao município de Lisboa um donativo de 70 mil euros, destinado à concretização de um projeto piloto de requalificação energética e otimização da gestão do sistema de iluminação do Parque Urbano da Bela Vista, recorrendo a tecnologia LED e a sistemas de supervisão e regulação de fluxo.

Atualmente, o sistema de iluminação do parque é composto por 203 luminárias, de vapor de sódio e iodetos metálicos, que consomem anualmente 268,14 MWh, e que serão substituídos por outras em LED, com um consumo anual de 41,30 MWh, que se traduzirá numa redução de 86,4% da eletricidade consumida.

Lisboa está empenhada na transição energética, e na concretização de políticas que permitam atingir a neutralidade climática até 2030, em que as parcerias e o estabelecimento de protocolos, envolvendo entidades públicas e privadas, centros de investigação, ONG´s e os cidadãos são facilitadores desta transição.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, explicou que esta parceria vai permitir mudar mais de 200 luminárias hoje existentes no Parque da Bela Vista para tecnologia LED, “uma ação simples que vai reduzir em 84% o consumo de energia, daquele que é um dos maiores parques públicos da cidade”. Num momento posterior, a autarquia pretende alargar às ruas de Lisboa, afirmou.