Nova avenida homenageia José Manuel de Mello
Carlos Moedas, presidente da autarquia, destacou o legado do empresário: "José Manuel de Mello foi alguém que dedicou a sua vida não apenas a gerir, mas a pensar como fazer crescer aquilo que recebeu. Foi capaz de pensar em grande, de ultrapassar obstáculos e de transformar a economia portuguesa".
O autarca sublinhou a relevância da CUF e da Lisnave durante a liderança de Mello, lembrando episódios que demonstram a sua visão estratégica. “Fez da Lisnave um dos maiores ativos do país", afirmou, frisando ainda o contributo do empresário para a internacionalização da economia e para a modernização da saúde em Lisboa, com destaque para a criação do Hospital CUF Descobertas. "O verdadeiro impacto de um empresário está em transformar para melhor a vida das pessoas", disse.
A cerimónia reuniu mais de 50 membros da família de José Manuel de Mello. Salvador de Mello, presidente executivo do grupo, recordou o pai como "um homem íntegro, com visão e sentido de compromisso com o país".
Com a inauguração da Avenida José Manuel de Mello, a cidade reconhece a influência de um dos mais marcantes empresários portugueses do século XX e inscreve o seu nome no espaço público como símbolo de visão, coragem e serviço à comunidade.
José Manuel de Mello nasceu em Cascais em 1927 e foi um dos mais influentes empresários portugueses do século XX. À frente da CUF, modernizou e diversificou o grupo em setores como química, banca, transportes e seguros, e fundou a Lisnave, que viria a tornar-se um dos maiores estaleiros da Europa. Depois das nacionalizações de 1974, iniciou um novo ciclo empresarial com a criação do Grupo José de Mello, ativo na saúde, nas infraestruturas, na indústria e na energia. Faleceu em 2009, deixando um legado de inovação, visão estratégica e compromisso com o país.