Direitos Sociais
Educação

Nova creche vai aumentar número de vagas na freguesia da Misericórdia

Lisboa deu hoje, 16 de janeiro, mais um passo no reforço da oferta de creches na cidade com o lançamento da primeira pedra da Creche da Rua Fresca, para 84 crianças, dos 4 aos 36 meses. A obra – com um investimento de 4,9 milhões de euros, financiado, em parte, pelo Plano de Recuperação e Resiliência – deverá estar concluída em 2026.


A reconversão e reabilitação do edifício pombalino combina a preservação do património histórico com soluções contemporâneas, incluindo reforço sísmico e otimização dos espaços interiores. No total, a nova infraestrutura terá uma área bruta de construção de 1 423,5 m², com salas de atividades, zona de refeições, uma lavandaria e diversos espaços de recreio interiores e exteriores.

Para Carlos Moedas, o projeto terá impacto na vida das famílias lisboetas: "Esta creche é mais do que um edifício. É um símbolo de igualdade, de futuro e de uma cidade que responde às necessidades das suas famílias," afirmou. O autarca destacou ainda o trabalho realizado nos últimos três anos, que resultou na construção “de seis creches e mais de 290 vagas”.

No âmbito da estratégia municipal para reforçar a rede de creches e escolas na cidade, estão atualmente oito creches em construção, “correspondendo a mais 630 vagas, 84 das quais vão estar aqui”, afirmou Carlos Moedas.

Durante a cerimónia, foi colocada uma caixa do tempo no local, contendo um jornal do dia, plantas do edifício e o termo de presença. Este gesto simbólico assinala o compromisso da cidade com a memória coletiva e a valorização do património.