Nova temporada DESCOLA valoriza encontro de culturas
Na nova temporada, apresentada a 10 de julho no Palácio Galveias, o programa municipal consolida a presença junto das escolas, promovendo experiências de aprendizagem significativas em parceria com uma vasta rede de equipamentos municipais. A estratégia passa por aprofundar a ligação entre os conteúdos curriculares e o património cultural da cidade, trabalhando competências transversais como a criatividade, o pensamento crítico e a cidadania ativa.
Entre as novidades, destaca-se o projeto DESCOLAR Com, uma proposta cocriada com jovens do 3.º ciclo e do ensino secundário, que visa dar voz à nova geração e fomentar o seu papel como agentes culturais. Esta iniciativa resulta de um processo participativo iniciado em 2021 no âmbito do Plano Nacional das Artes e da Estratégia Local de Cultura e Educação, desenvolvido pela autarquia.
Durante o lançamento, Margarida Fragoso, coordenadora do DESCOLA, destacou a importância da rede de parcerias que sustenta o programa. “O Descola não vive sem os seus parceiros. Desde os arquivos, bibliotecas, teatros, cinemas, até aos equipamentos de ambiente, todos contribuem para criar novas oportunidades e experiências educativas com sentido”, afirmou.
No novo ano letivo, serão criados dois conselhos consultivos, um interno e um externo, que visam reforçar a articulação entre os agentes culturais e educativos e garantir uma programação mais inclusiva e representativa da diversidade cultural da cidade.
Com mais de 140 mil alunos estrangeiros a estudar em Lisboa, o DESCOLA quer "contribuir para uma escola mais inclusiva, promovendo atividades que valorizem o encontro entre culturas e o respeito mútuo”.