Parque de Carnide recebe obra urbana “Portugal em Lisboa”
Com um orçamento de 93 000 euros, e votado por mais de 4 000 pessoas, a obra foi concretizada pela Câmara Municipal de Lisboa.
Cada uma das letras gigantes, com 2,30 m de altura que formam a palavra LISBOA, representam elementos da cultura portuguesa: a letra L em azulejos, I com uma garrafa de vinho, S em calçada portuguesa, B com uma guitarra portuguesa, O com uma bola de futebol revestida a cortiça, e A representando um sapato.
O agente principal Paulo Silvestre, um dos autores do projeto, explicou que “a localização demorou a ser definida devido ao peso da estrutura”, tendo sido agora instalada junto ao Parque Verde de Carnide, espaço público inaugurado recentemente. Representa “uma forma de dar a conhecer Portugal em Lisboa, um país virado para o futuro sem esquecer as suas raízes”, concluiu.
O Orçamento Participativo de Lisboa permite aos cidadãos apresentar, discutir e votar projetos para a cidade, com financiamento municipal. Trata-se de um mecanismo que “aproxima a população das decisões da autarquia, promovendo a participação direta na definição de prioridades urbanas e comunitárias”.