Direitos Sociais

Passos solidários na luta contra o cancro da mama

Cerca de 14 mil pessoas participaram na 17ª edição da Corrida da Mulher - EDP Lisboa, uma prova de solidariedade voltada para a sensibilização e combate do cancro da mama.


Na manhã de 14 de maio, mulheres, homens e crianças, correram ou caminharam os 5 km do trajeto entre Santos e Belém. A principal finalidade da corrida foi a angariação de fundos destinados à Liga Portuguesa contra o Cancro, especificamente para a compra de aparelhos de rastreio do cancro da mama. Esses equipamentos são essenciais para possibilitar diagnósticos precoces e, consequentemente, aumentar as chances de tratamento bem-sucedido para as pacientes. O montante arrecadado atingiu a marca de 40.000 euros, graças ao apoio dos participantes e patrocinadores envolvidos.

A prova contou com a presença de figuras conhecidas, entre elas a atleta Rosa Mota, que tem participado regularmente desde a primeira edição da corrida. O ator e embaixador do evento, Ricardo Pereira, também esteve presente, assim como outras figuras públicas, que quiseram manifestar o seu apoio. O artista David Carreira brindou os presentes com um momento musical.

O tiro de partida foi dado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que demonstrou o seu compromisso com a promoção da saúde e a consciencialização sobre a importância do rastreio do cancro da mama, ao percorrer os cinco quilómetros do percurso.

O atleta Miguel Marques foi o corredor mais rápido, completando a prova em 15 minutos e 6 segundos. Na categoria feminina, Susana Godinho Santos conquistou o primeiro lugar.

A 17ª edição da corrida foi marcada pelo espírito solidário e pela consciencialização sobre o cancro da mama, auxiliando no diagnóstico precoce dessa doença que soma anualmente cerca de 7.000 novos casos em Portugal.