Prémio Innovation for All apresenta empresas e projetos finalistas
Com um prémio de 360 mil euros, repartido por três categorias: acesso à saúde; qualidade da educação; integração de imigrantes, as soluções devem responder a uma necessidade e/ou a um desafio numa ou mais destas três áreas, e aptas a ser implementadas no prazo de um ano após a atribuição do prémio.
As propostas finalistas que não vencerem o prémio de Inovação em cada área, poderão continuar a trabalhar se “forem boas”, admitiu o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. Todos os projetos tecnológicos “têm esse interesse”, e a CML vai trabalhar com as empresas finalistas para "poder utilizar também estas plataformas”.
Em 2023, Lisboa foi distinguida com o prémio “European Capital of Innovation”. Na ocasião, Carlos Moedas anunciou que o valor do prémio seria investido pela Unicorn Factory "para desenvolver projetos de inovação social e no combate à exclusão, usando a tecnologia como elevador social”.
Conheça as empresas finalistas do prémio Innovation for All e os projetos desenvolvidos, nas categorias acesso à saúde; qualidade da educação; integração de imigrantes:
- Growappy (educação) - Plataforma digital para creches e jardins de infância, com automação de relatórios pedagógicos, atividades de desenvolvimento da criança personalizáveis, e comunicação pais-professores;
- Jade Autism (educação) - Plataforma de aprendizagem para crianças com autismo com jogos e atividades para o desenvolvimento cognitivo;
- UBBO (educação) - Plataforma de aprendizagem de código informático para crianças entre os 6 e os 12 anos, usando gamification e project-based learning;
- RadiSen (saúde) - Solução de AI para melhorar o diagnóstico de exames com raio-X e mamografias (leitor automático de raio-x);
- Usawa Care (saúde) - Plataforma para conectar pais com pediatras, permitindo trocar mensagens, fotografias e exames à distância, permitindo um diagnóstico mais rápido;
- Virtuleap (saúde) - Óculos de realidade virtual para idosos para promover a saúde mental e cognitiva;
- Class of Wonders (imigração) - Plataforma de aprendizagem de português com gamification;
- Commu App (imigração) - Autodenominado “Tinder for good deeds”, é uma plataforma de matchmaking entre pessoas em situação de vulnerabilidade, e pessoas com disponibilidade para ajudar;
- Equivalence (imigração) - Plataforma que adapta o CV e documentação de um imigrante ao país onde se encontra, produzindo novos documentos e um perfil online com toda a informação da pessoa, para facilitar procura de emprego.