Cultura

Prémios Gazeta distinguem dinamismo do jornalismo português

Os Prémios Gazeta 2022 foram entregues a 5 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A iniciativa do Clube dos Jornalistas tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (CML), e distingue nesta edição a excelência no jornalismo nas categorias de Televisão, Imprensa, Rádio, Multimédia, Fotografia e Imprensa Regional, de trabalhos publicados em 2022.


Os jornalistas galardoados foram: Ana Sousa Dias (Mérito), Amélia Moura Ramos (Televisão), Miguel Carvalho e Pedro Caldeira Rodrigues (Imprensa), Paula Borges (Rádio), Inês Rocha (Multimédia), João Porfírio (Fotografia), Daniel Dias (Revelação) e Mensageiro de Bragança (Imprensa Regional).

Na cerimónia da 38ª edição dos Prémios Gazeta, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da CML felicitou os jornalistas premiados recebidos na Câmara Municipal de Lisboa. Para Carlos Moedas, “o jornalismo livre é essencial para a democracia", destacando que "podemos ter toda a inteligência artificial do mundo mas ela não é humana, o autêntico é o mais importante ". O jornalismo “que vimos aqui hoje é um jornalismo autêntico, feito por aqueles que ganharam os prémios", acrescentou.

Ana Sousa Dias, que recebeu o Prémio Gazeta de Mérito, é "detentora de uma sólida carreira jornalística". Trabalhou em vários meios de comunicação na imprensa, televisão, rádio e na agência Lusa e é, desde 2021, a provedora do telespectador da RTP.