Presidente da Eslováquia distinguido com Chave de Honra da Cidade
A proposta de atribuição da Chave da Cidade, aprovada na reunião de câmara de 19 de novembro, destacou as “afinidades a nível histórico, cultural, político e diplomático” entre Portugal e Eslováquia, bem como as “excelentes relações institucionais" entre Lisboa, Bratislava e outras cidades eslovacas, com destaque para a participação conjunta em organizações internacionais e redes de cidades, como a Eurocities, o Conselho de Municípios e Regiões da Europa, e a Cidades e Governos Locais Unidos, entre outras.
Na recepção desta tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, partilhou com o Chefe de Estado eslovaco a estratégia de “proteção social” e sublinhou a “prioridade” do município na área da inovação tecnológica: “Se olharmos à nossa volta, a Europa está realmente a ficar para trás".
A Inteligência Artificial – apelidada “a revolução imparável”, por Peter Pellegrini –, exige uma abordagem responsável à tecnologia, acrescentou Carlos Moedas. Na Europa, "precisamos recuperar rapidamente. E é por isso que aqui em Lisboa nos temos focado em colocar a inovação na linha da frente".
A Chave de Honra da Cidade distingue personalidades, instituições ou organizações nacionais ou estrangeiras que – pelo seu prestígio, cargo, ação ou relacionamento com Lisboa – sejam considerados dignos dessa distinção.