Economia
Segurança

Projeto “Autenticidades” promove combate à contrafação

O projeto “Autenticidades” tem como objetivos consciencializar para o valor da Propriedade Intelectual, alertar para efeitos adversos da contrafação e reforçar a necessidade de combater este flagelo. Lisboa associa-se e alerta para os potenciais perigos provocados pelos brinquedos contrafeitos.


O projeto “Autenticidades” reúne institutos nacionais e regionais de propriedade intelectual da União Europeia, municípios e organizações locais com o objetivo de alertar a sociedade para o valor da Propriedade Industrial, bem como para os efeitos adversos da contrafação e a necessidade a combater: “Brinquedos contrafeitos podem conter materiais tóxicos, partes soltas ou afiadas e provocar envenenamento, cortes ou estrangulamento”.

A campanha, no âmbito do projeto, desdobra-se em quatro fases: a primeira aconteceu entre abril e maio, assinalando o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, a segunda fase em maio e junho, no âmbito do Dia Mundial Anti Contrafação.

A terceira fase iniciou a 22 de julho e decorre até 3 de agosto. A última fase realiza-se em setembro e outubro.

Lisboa recebeu, a 26 de outubro de 2022, o selo de cidade Autêntica, no âmbito do projeto “Autenticidades”, implementado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e pela Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio do Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO).