Skip to main content Skip to page footer
Urbanismo

Projeto de Reabilitação da Quinta do Ferro aprovado por unanimidade

O consenso foi alcançado na reunião do executivo municipal de 13 de setembro, e, de acordo com a proposta 511/2023, aprovada por unanimidade, segue-se a discussão pública do projeto e envio ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, para emissão de parecer não vinculativo.


O projeto, visa resolver o problema de habitação dos moradores, em situação precária, a criação de habitação a custo acessível para novos moradores e criar "uma área urbana infra-estruturada e com comércio de proximidade”.

Estão, ainda, contemplados “espaços públicos e verdes, melhorando o ambiente urbano e reduzindo os impactes das alterações climáticas; a redução da pegada de carbono, através da construção de edifícios com balanço quase neutro de energia; a criação de equipamentos públicos de âmbito social e cultural” e o “aumento da resiliência e segurança”.

Após o lançamento do concurso para a conceção de um projeto de habitação municipal de cerca de 30 fogos, na Rua da Verónica, em fevereiro do ano passado, a Câmara Municipal de Lisboa organizou desde então sessões públicas sobre o modelo de requalificação.

Nas sessões, conduzidas pela vereadora do Urbanismo, Transparência e Combate à Corrupção, Joana Almeida, pela vereadora da Habitação e Obras Municipais, Filipa Roseta, e com a presença de Natalina Moura, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, foram revelados os resultados dos questionários feitos aos moradores e proprietários da Quinta do Ferro, e apresentado o programa base do modelo de ocupação.