Mobilidade
Urbanismo

Projeto de requalificação da Av. Almirante Reis apresentado à cidade

Mais árvores e espaços verdes, ciclovia mais segura, maior fluidez na circulação automóvel e mais espaço pedonal. Assim vai ser a nova Av. Almirante Reis. O projeto foi hoje apresentado e resulta do processo de auscultação pública "mais participado de sempre", com 2 500 contribuições.


“Vamos mudar completamente, é uma nova Almirante Reis, é um investimento de mais de 20 milhões de euros”, afirmou Carlos Moedas, na apresentação do Projeto Integrado de Requalificação do Eixo da Almirante Reis.

A intervenção – em dois troços: do Martim Moniz à Praça do Chile, e depois da Praça do Chile até ao Areeiro –, vai criar “uma estrutura verde contínua, integrar os vários modos de transporte viário e garantir a segurança e o conforto na circulação a pé e de bicicleta”.

A Almirante Reis “é uma avenida estrutural para a mobilidade da nossa cidade”, sublinhou Carlos Moedas, salientando que o projeto hoje apresentado “é o resultado desse processo, que foi o mais participado de sempre”. E foi isso “que nós fizemos, foi ouvir as pessoas, para depois poder decidir”.

Os contributos, acrescentou, “dizem algo muito simples: mais árvores, mais espaço verde, uma ciclovia mais segura, maior fluidez na circulação dos automóveis e mais espaço pedonal”.

Conheça os objetivos definidos no diagnóstico e na participação pública

Diminuição de estacionamento à superfície; remoção do separador central; deslocação da linha do elétrico e deslocação de acesso ao Metro na zona norte, são as condições do projeto para conjugar todos os objetivos definidos no diagnóstico e no processo de participação pública:

Ambiente

  • melhoria da qualidade do ar e diminuição do ruído viário
  • criação de estrutura verde contínua (do Martim Moniz ao Parque da Montanha)
  • redução da ilha de calor / aumento de sombra nos passeios
  • aumento da área de infiltração e de retenção pluvial
  • criação de áreas de estadia e encontro
  • melhoria do desempenho da higiene urbana

Acessibilidade Pedonal

  • atravessamentos pedonais mais seguros
  • canal pedonal livre de obstáculos
  • passadeiras com acessibilidade universal

Mobilidade e Segurança

  • garantia do desempenho rodoviário da cidade
  • aumento da segurança pedonal, ciclável e viária
  • pista ciclável segura e acessível às zonas laterais
  • canal ascendente dedicado a transporte público
  • garantia de acesso de viaturas de emergência