Proteção Civil de Lisboa: 40 anos ao serviço dos lisboetas
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, sublinhou o valor do serviço prestado à cidade: “Hoje celebramos 40 anos de algo muito maior do que um serviço. Celebramos 40 anos de uma missão. A missão de garantir que, aconteça o que acontecer, os lisboetas não estão sozinhos".
Quarenta anos depois, Lisboa destaca o trabalho e a dedicação dos elementos da Proteção Civil Municipal e reconhece quatro décadas de serviço público e de compromisso com a proteção da cidade e da sua população. Na cerimónia, foi entregue a Medalha Municipal de Bons Serviços aos operacionais do SMPC: António Joaquim Ramos Cruz; Márcio Rafael Morais Teixeira; Maria da Graça Dos Reis Antunes Costa; Maria do Carmo Sousa Arez; Maria Salomé Matos Rosa da Costa Estrela Martins; Raquel Maria Bernardo Jorge Milho; Sofia de Jesus Guerreiro Costa Silva Carita; Teresa de Jesus Rolo Afonso.
Criado a 28 de novembro de 1985, o SMPC tinha como objetivos o apoio às operações de socorro de catástrofes, derrocadas, ruínas, incêndios, etc.; o realojamento provisório de famílias em Centros de Emergência, com acompanhamento social; a articulação com os serviços municipais e com entidades com competências na área da emergência.
A estrutura de então, resultou da experiência do Órgão Municipal de Proteção Civil, criado em 1983, na sequência das inundações que afetaram a cidade. Esse momento marcou o reforço dos mecanismos de prevenção e resposta, e sustentou o desenvolvimento do SMPC nos anos seguintes.