Habitação

Reabilitação da vila Romão da Silva concluída em 2025

O projeto representa um investimento de 4,5 milhões de euros, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, e visa dar melhores condições aos moradores, preservando as características desta vila operária, construída em 1900.


Além das 35 habitações, a intervenção inclui equipamentos de proximidade e um auditório com capacidade para 80 pessoas, que será integrado na rede “Um teatro em cada bairro”. 

Será, ainda, criado um espaço destinado à sede da coletividade local Sport Lisboa e Amoreiras. O auditório estará aberto para o pátio interior da vila, contribuindo para a revitalização do espaço comunitário.

Na visita às obras de reabilitação da histórica vila Romão da Silva, em Campolide, Carlos Moedas destacou a importância desta intervenção para a cidade. “É um projeto muito importante, porque temos de ter uma cidade para todos, onde todos possam viver. A vila Romão é um exemplo disso. Estamos a reabilitar 35 fogos”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Estamos, acrescentou Carlos Moedas a preservar o património e identidade do bairro: “Guardar aquilo que é Lisboa de sempre, que é esta identidade que vem também destes bairros”.