Realojamento no Bairro da Boavista vai contar com mais 50 casas
As casas, em tipologias evolutivas de T1 a T4, serão preparadas para a construção de uma nova divisória sem aumento da área construída. Tal é conseguido com um sobredimensionamento da sala original, deixando circuitos elétricos independentes entre zonas (tomadas e iluminação), duplicação de portas de acesso e existência prévia de vão.
No espaço público, o projeto Eco-Bairro inclui pequenos espaços verdes, o reaproveitamento da água das chuvas para rega, eficiência energética com recurso a soluções de isolamento passivo e aquecimento de águas com recurso a energia solar.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, visitou a nova fase da empreitada, e as 40 casas que estão já em fase de conclusão. “Temos que continuar a apoiar o bairro com tudo aquilo que vai para além da parte material, que é a vida das pessoas, estar aqui todos os dias”.
O processo de realojamentos do Bairro da Boavista prevê que os residentes na zona das alvenarias passem a habitar em novas casas no mesmo bairro. O número atual de famílias a realojar é de 153, estando prevista a construção de 316 fogos, número em que se incluem os 40 fogos cuja construção se encontra em curso desde maio de 2021 e os 50 novos fogos a construir.