Ambiente

Recolha de resíduos em Lisboa aumenta no primeiro semestre

De janeiro a julho de 2024, a quantidade de resíduos urbanos recolhidos cresceu 3,9% em relação ao período homólogo de 2023: um aumento de 7 mil toneladas (t), num total de 186 mil t. A recolha de outros resíduos não urbanos subiu 360%, registando um incremento de cerca de 110 t.


No primeiro semestre deste ano, as equipas de Higiene Urbana de Lisboa recolheram mais de três mil t de resíduos volumosos, em cerca de 40 mil ações.

Os resíduos de jardins (troncos) aumentaram significativamente em 50%, correspondendo a mais 878 t. Os óleos alimentares usados também apresentaram um crescimento significativo de 37,8%, com um aumento de 0,7 t.

As embalagens, registaram um crescimento de 7%, com mais 620 t recolhidas. Por seu lado, a recolha de resíduos orgânicos subiu 4,2%, somando 576 t, enquanto a recolha de papel teve um incremento de 1,7%, ou seja, mais 207 t. 

Este esforço contínuo dos serviços municipais, reforça a importância da colaboração dos lisboetas para manter a cidade limpa e organizada.

O processo é simples: basta uma chamada para o 800 910 211, ou um clique na aplicação "Na Minha Rua" para agendar a recolha dos resíduos mais volumosos ou reportar problemas no espaço público e equipamentos municipais que impliquem intervenção das equipas da Câmara Municipal de Lisboa.

 

Notícia atualizada a 14 de agosto com correção do contacto telefónico.