Rede para a Transparência reforça presença intermunicipal
Desde a sua criação, em abril de 2024, a rede tem-se afirmado como “espaço de partilha de conhecimento, experiências e soluções entre autarquias e empresas municipais”, e promoveu já dois encontros presenciais, um seminário online e um webinário temático com o objetivo de aprofundar o debate e incentivar a disseminação de boas práticas.
Entre os avanços registados na cidade de Lisboa, destaca-se a operacionalização do Canal de Denúncias, criado em dezembro de 2022, que envolve, entre outras iniciativas, uma triagem semanal de denúncias, a criação de uma base de dados para gestão de informação, relatórios trimestrais, uma rede de interlocutores nas várias unidades orgânicas municipais, a definição de procedimentos internos e a criação de minutas padronizadas.
“Para o município de Lisboa, a transparência não é apenas uma obrigação legal, é um compromisso ético com os cidadãos. A transformação digital, a uniformização de procedimentos, a formação contínua e a criação de uma cultura organizacional orientada para a integridade são pilares fundamentais para reforçar a confiança pública,” referiu Joana Almeida, vereadora dos Sistemas de Informação e Cidade Inteligente e da Transparência e Prevenção da Corrupção da Câmara Municipal de Lisboa.
O 3.º encontro da rede, promovido hoje pela Carris, marca mais um passo neste percurso de crescimento e consolidação como uma ferramenta estratégica para “garantir uma administração pública mais credível, moderna e eficaz”.