Transparência e Prevenção da Corrupção criam rede intermunicipal
Cascais, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Matosinhos, Moita, Oeiras, Palmela, Porto, Santarém, Tábua, Valongo, Vila Franca de Xira, foram os municípios representados no 1º encontro da Rede Intermunicipal para a Transparência e Prevenção da Corrupção.
Em ambiente informal, os técnicos foram desafiados a partilhar expectativas e experiência adquirida, respondendo a duas questões: O que esperamos receber? O que queremos dar?
No final dos trabalhos, foi definida uma plataforma de comunicação – Microsoft Teams – que permitirá “encontrar e partilhar respostas comuns para problemas comuns”.
A adesão manifestada, e a “vontade de trabalhar” estas matérias, foram notas dominantes do encontro, sublinhadas por Cecília Moreira, diretora do Departamento de Transparência e Prevenção da Corrupção da Câmara Municipal de Lisboa.
A rede, coordenada atualmente pelos municípios de Lisboa e Cascais, deverá realizar o 2º encontro em outubro, em Cascais.
A Estratégia Municipal da Transparência e Prevenção da Corrupção, em Lisboa, foi aprovada em março de 2024, e resulta de um processo participado, que envolveu trabalhadores/as, dirigentes, eleitos/as e especialistas.