Educação

Residência Universitária "António Cruz Serra" inaugurada em Lisboa

A Universidade de Lisboa inaugurou, a 24 de novembro, o primeiro de três edifícios para estudantes universitários deslocados. A nova residência da Cidade Universitária, com 300 camas, homenageia António Cruz Serra, ex-reitor da Universidade de Lisboa.

 


Lisboa recebe mais de 50 mil estudantes deslocados, que representam 40% dos estudantes das universidades em Lisboa. Há um trabalho conjunto entre as universidades e a Câmara para responder ao desafio do alojamento para estudantes. “A Câmara  já aprovou mais de 2 500 camas, entre privados, públicos, universidades e a própria Câmara, e já temos mais de 8 000 quartos que vão ser apreciados para aprovação, e temos que chegar aos 10 000”, sublinha Carlos Moedas, presidente da Camara Municipal de Lisboa, na inauguração da nova residência universitária.

"A realização desta obra vem dar resposta, ainda que parcial, a uma necessidade premente dos estudantes que procuram um ensino de qualidade na Universidade de Lisboa, salienta o Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira.

Este edifício, acrescentou "constitui a primeira parte de um projeto mais amplo, constituído por três edifícios com capacidade para 900 estudantes".

A Residência Universitária "António Cruz Serra" – financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência – será gerida pela Universidade de Lisboa e incluirá espaços comerciais e um estacionamento subterrâneo.