Habitação

Resposta social reforçada com mais casas de alojamento temporário

Câmara de Lisboa aprovou, por unanimidade, a reabilitação de diversos apartamentos em Marvila para alojamento urgente e temporário.


Com a reabilitação, viabiliza-se uma “resposta habitacional em apartamento e por período transitório”, como apartamento partilhado ou de reinserção, entre outras formas, segundo duas propostas aprovadas pela Câmara Municipal de Lisboa.

Na Praça Eduardo Mondlane, serão reabilitadas 29 casas T1 e T2, espaços adjacentes, e criadas salas de apoio. O prazo de execução, de acordo com o caderno de encargos, é de 305 dias, e um preço total de 1 124 912,88 €.

Também em Marvila, na Quinta do Ourives, haverá reforço desta resposta social, com reabilitação e adaptação de apartamentos “que contribuirão para o reforço de soluções habitacionais" em regime transitório. O prazo máximo para a execução desta obra é de 305 dias, com o valor de 792 128,23 €.

Ambas as intervenções integram a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, destinada a criar soluções de alojamento de emergência, ou de transição, tendo em vista a inclusão social, proteção e autonomização de pessoas em situação de vulnerabilidade social.