Reunião de Câmara com munícipes do Areeiro e Beato
A reabilitação da Vila Dias será tema de uma sessão pública agendada para setembro. A informação foi avançada por Filipa Roseta, vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Manutenção e Obras Municipais, em resposta às perguntas dos munícipes, sobre a intervenção nesta vila, no Beato, construída há 132 anos.
Também no Beato, as obras na Escola Luis António Verney, foram consideradas “prioritárias” pela vereadora da Educação, Sofia Athayde, que deu conta da mudança da cobertura, já realizada pela câmara, apesar de ser uma competência do governo central.
As instalações dos Bombeiros Voluntários do Beato e Penha de França, consideradas “desumanas” pelo vereador da Segurança, Ângelo Pereira, vão ser requalificadas, a médio prazo. Para já, a curto prazo, a câmara vai avançar com uma “solução provisória” num terreno na Rua Gualdim Pais, que poderá ficar concluída até final do ano.
A habitação, e o espaço público, nomeadamente a iluminação deficiente, no Bairro Carlos Botelho, Bairro Horizonte e Casal do Pinto, foram problemas apontados pelos munícipes inscritos nesta reunião. As obras, “profundas”, incluindo intervenção nos elevadores, vão ser feitas, afirmou Filipa Roseta, para permitir avançar com o processo de loteamento.
A câmara está a lançar "um programa de 100 milhões de euros, para os bairros municipais", onde está incluído o Bairro Carlos Botelho, acrescentou o presidente da câmara municipal, Carlos Moedas.
O plano de transportes durante a Jornada Mundial da Juventude, foi outra preocupação manifestada, e partilhada pela autarquia, que ainda não tem conhecimento do plano de mobilidade, da responsabilidade do governo central, sublinhou o vice-presidente, Anacoreta Correia.
Ao longo da reunião, os moradores inscritos, das duas freguesias, deram conta dos problemas locais, com destaque para: estacionamento e limitação da velocidade em alguns bairros, manutenção dos espaços verdes, recolha de lixo, e limpeza e manutenção do espaço público.
No final, seguindo o modelo das reuniões descentralizadas, os presidentes das Juntas de Freguesia do Areeiro e Beato, e os vereadores eleitos pelas diferentes forças políticas, pronunciaram-se sobre as questões levantadas pelo público.
Assista ao vídeo integral da reunião.