Transparência

Seminários “Ética, integridade e transparência” envolvem milhares de trabalhadores

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) realizou hoje a última sessão dos Seminários sobre Ética, Integridade e Prevenção da Corrupção, dirigido a trabalhadores e dirigentes municipais no âmbito da Estratégia de Transparência e Prevenção da Corrupção 2023-2026.


Nos seminários, promovidos pela autarquia, mais de 3 500 trabalhadores ficaram a conhecer os instrumentos de prevenção da corrupção implementados na CML, nomeadamente: o Código de Ética e de Conduta, o Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas, o Programa de Cumprimento Normativo, o Canal de Denúncias e o Portal da Transparência, além do plano de formação interna disponível no portal corporativo.

Estes mecanismos garantem o cumprimento do Regime Geral de Prevenção da Corrupção e do Regime Geral de Proteção de Denunciantes, assegurando uma gestão de risco rigorosa e um controlo interno eficaz.

A iniciativa evidenciou, assim, a importância crescente da ética e da integridade na Administração Pública e mostrou que o exercício de funções públicas exige conhecimento atualizado, formação contínua e capacidade crítica.

Na sessão de abertura, o vereador Vasco Anjos, salientou que estes são “temas estruturantes para a dignidade da função pública”. Os recursos municipais resultam do esforço dos contribuintes e exigem “respeito absoluto pelo dinheiro público”.

Com este ciclo de seminários, a CML avança na implementação da Estratégia de Transparência e Prevenção da Corrupção 2023-2026 e consolida uma cultura de integridade, responsabilidade e serviço público.