Direitos Sociais

Séniores de Lisboa mostram interesse em superar desafios digitais

Os seniores lisboetas revelam “elevado interesse” em aprender a fazer videochamadas (58,6%) e a utilizar aplicações de mensagens e email (44,3%). As conclusões são de um estudo realizado este ano, no âmbito do projeto europeu SENAct - Seniors in Action for Digital Inclusion.


A Câmara Municipal de Lisboa está a desenvolver o projeto europeu SENAct - Seniors in Action for Digital Inclusion (Séniores em Ação para a Inclusão Digital), financiado pelo programa Erasmus+, em parceria com o município de Domokos, na Grécia, e a associação LabSTEM Robotics. O projeto promove a inclusão digital e reforça as competências em Tecnologias de Informação e Comunicação da população sénior, reduzindo a exclusão digital e incentivando uma participação mais ativa na vida social e comunitária.

Na primeira fase do projeto foi realizada uma análise de necessidades que envolveu 75 questionários e três grupos de foco nos dois municípios. Em Lisboa, o levantamento decorreu em junho de 2025 e incluiu 20 questionários estruturados.

Os resultados revelaram que muitos lisboetas, com mais de 60 anos de idade, enfrentam barreiras não apenas técnicas, mas também de confiança e de saúde. Entre os principais obstáculos, estão o medo de cometer erros, a ansiedade associada ao uso de dispositivos digitais e as limitações físicas ou cognitivas, como a doença de Parkinson ou problemas de visão.

Este estudo servirá de base à próxima fase do projeto, que prevê o desenvolvimento de materiais de formação adaptados e a realização de sessões práticas para “reforçar competências digitais e promover uma participação mais ativa na vida comunitária”.

A primeira newsletter do SENAct, agora disponível, apresenta os resultados desta análise e as próximas etapas do projeto.