Direitos Sociais

Seminário em Lisboa destaca a importância dos idosos na comunidade

No Dia Mundial da Terceira Idade, assinalado a 28 de outubro, o município de Lisboa organizou o seminário "Envelhecimento e Longevidade na cidade de Lisboa". No encontro, no MUDE, profissionais e estudantes das áreas da Saúde e Ação Social debateram os desafios associados ao envelhecimento e longevidade.


O encontro, com o foco na promoção de Lisboa como cidade mais inclusiva e adaptada às necessidades da população sénior, abordou temas como os "Desafios do Envelhecimento e da Longevidade", "Espaços e ambientes desenhados para todas as idades", "Bem-viver ao longo da vida" e "A Cultura como indutor de transformação".

Para Sofia Athayde, vereadora dos Direitos Sociais, “os mais velhos são muito mais do que uma responsabilidade, são uma oportunidade enorme e imperdível, para as famílias e para a cidade, pois têm um capital de conhecimento acumulado e experiência única que contribui para o enriquecimento de Lisboa".

Num dos painéis do seminário, Miguel Soares, do Departamento para os Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, sublinhou o compromisso do município com várias iniciativas de apoio aos séniores, como o programa Teleassistência, o projeto Café Memória, e a recente constituição do Conselho Municipal para a Pessoa Idosa.