Direitos Sociais

Sessão pública sobre acolhimento de famílias Ucranianas

A Câmara Municipal de Lisboa organizou a 14 de março uma sessão pública de esclarecimento, no âmbito das iniciativas de acolhimento a famílias Ucranianas.


A iniciativa, aberta ao público e com transmissão em direto, pretendeu esclarecer as famílias de acolhimento, e promover uma maior capacitação de quem se voluntaria para acolher.

Durante a sessão, o público presente na sala do Forum Lisboa, ou quem assistia online, teve oportunidade de colocar questões aos participantes deste encontro: Laurinda Alves, vereadora dos Direitos Humanos e Sociais, Rosário Farmhouse, presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, e Marlene Jordão, do Alto Comissariado para as Migrações.

Desde a abertura do centro de Acolhimento de Emergência de Lisboa, foram já apoiadas cerca de 400 pessoas e servidas 900 refeições. Os dados foram avançados pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, no final de uma visita ao local, este fim de semana.

Até agora, informou ainda, foram “registados mais de 3 000 contactos, de pessoas que precisam de ajuda e também de quem quer ajudar”.