Bem-estar Animal

Sobrelotação durante onda de calor restringe admissão de animais no LxCRAS

O Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa (LxCRAS) está temporariamente sobrelotado, com cerca de 500 animais alojados, na sequência da recente onda de calor. Restrição na admissão visa assegurar o bem-estar de todos os animais recebidos no centro.


A situação motivou a restrição nas admissões e à transferência de vários animais para outras unidades da rede nacional de centros de recuperação coordenada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Nos próximos dias, o centro aceitará apenas animais pertencentes a espécies com estatuto de ameaça “criticamente em perigo”, nomeadamente o abutre-negro e a águia-imperial-ibérica.

Os restantes casos deverão ser encaminhados diretamente para o ICNF, através do número 213 507 900.

A medida visa garantir o cumprimento das condições de bem-estar a todos os animais recebidos no centro, enquanto se mitiga o impacto da sobrelotação, estando prevista a normalização da capacidade do LxCRAS ao longo da próxima semana. No entanto, poderá haver condicionamentos à entrada de certos grupos de animais.

O LxCRAS integra a Rede Nacional de Centros de Recuperação para a Fauna, sendo responsável pela reabilitação de animais silvestres debilitados, doentes, feridos ou apreendidos por cativeiro ilegal. Após avaliação clínica e recuperação em ambiente controlado, os animais são preparados para serem devolvidos ao seu habitat natural, restabelecendo o seu papel nos ecossistemas.