Município

Talento e Inovação foram temas em destaque na Assembleia Geral da UCCI

Lisboa foi uma das 20 cidades presentes na XXI assembleia geral da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), a 5 e 6 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina. Sob o lema “Cidades Ibero-americanas: talento que transforma, inovação que impulsiona”, o encontro centrou-se em torno de um objetivo comum: “construir cidades mais sustentáveis, humanas e inovadoras”.


O encontro, presidido pelos presidentes da câmara de Buenos Aires e Madrid, serviu para “traçar o novo roteiro deste organismo internacional”, a par da renovação da estrutura de governação.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, havia sido eleito vice-presidente, em novembro de 2023, para o biénio que agora termina. No âmbito da renovação do Comité Executivo, a copresidência será agora exercida por Buenos Aires e Madrid.

Nos próximos anos, de acordo com o Planeamento Estratégico 2025–2027, a UCCI procurará “fortalecer o papel das cidades ibero-americanas como motores do desenvolvimento”, com ”o foco nas pessoas, na sustentabilidade e na modernização digital, promovendo uma cooperação real entre capitais que partilham história, língua e valores”, afirmou a secretária-geral da organização, Almudena Maíllo.

Fundada em 1982 em Madrid, a UCCI integra 29 cidades de 24 países, representando mais de 76 milhões de habitantes. Reúne cidades capitais da Ibero-América (países de língua espanhola e portuguesa) com a missão de “fortalecer a gestão local, impulsionar a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos por meio de alianças horizontais e intercâmbio de boas práticas".