Ambiente
Economia

Transição energética debatida em fórum europeu em Lisboa

Especialistas na área da energia, decisores políticos e empresários, marcaram presença no “Be Next – Europe’s Decentralized Energy Innovation Forum”, dia 9 de abril, na Fundação Champalimaud, para discutir as mudanças na produção, consumo e partilha de energia, num contexto internacional marcado pela instabilidade.


O encontro, organizado pelo Grupo Greenvolt, dividiu-se em quatro temas: regulação, financiamento, tendências e casos reais de empresas de diferentes setores, de forma a partilhar visões diversas e oportunidades, avançando soluções para os atuais desafios energéticos.

Na sessão de encerramento do fórum, dedicada ao futuro das cidades inteligentes e sustentáveis, Carlos Moedas abordou a importância das cidades neste processo.

"O papel das cidades nesta transição é ser o tradutor das políticas europeias", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, considerando que a União Europeia "é o melhor exemplo na transição energética em relação à tecnologia, inovação e pesquisa".

Lisboa, sublinhou, está incluída no programa - Missão Cidades em 2022 -  como uma das cidades com Impacto Neutro no Clima e Inteligentes até 2030, e recebeu recentemente o selo da Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras, atribuído pela Comissão Europeia.