Educação
Mobilidade

Transporte escolar assegurado nos jardins-de-infância e ensino básico e secundário

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, a 12 de julho, a renovação do contrato para transporte escolar das crianças dos jardins-de-infância e alunos do ensino básico e secundário da rede pública da cidade.


O contrato agora renovado, com um valor superior a quatro milhões de euros, prevê o transporte escolar para as crianças dos jardins-de-infância e alunos do ensino básico e secundário, da rede pública de Lisboa - ano letivo 2023/2024, com possibilidade de renovação em 2024/2025 e 2025/2026.

A proposta considera a avaliação do ano letivo 2023/2024, por parte dos serviços municipais, nomeadamente o projeto piloto do transporte escolar “Amarelo”, nas escolas abrangidas pelo vertente casa-escola-casa, com “resultados embrionários”, não assegurando resposta para outras vertentes do transporte escolar como do apoio ao Programa Passaporte Escolar, Programa da Natação, Escola Ciência Viva ou transporte para aulas de natação.

O “Amarelo” é um projeto-piloto de mobilidade escolar promovido pelo município e pela CARRIS, com o apoio das juntas de freguesia, fomentando a utilização dos autocarros nas deslocações para a escola, de modo inverter a tendência de utilização do transporte individual.