Volta a Portugal em Bicicleta 2025 termina em Lisboa
Joaquim Gomes, um “lisboeta de sempre e para sempre, honra a cidade todos os dias”, afirmou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, na cerimónia de entrega da medalha municipal. É um homem que "nunca esquece as suas origens”.
Foi, como desportista, “um grande vencedor, um grande homem, mas também um grande dirigente. E isso mostra aquilo que o Joaquim Gomes fez: depois de uma vida dedicada ao desporto, decidiu dar à modalidade e à sua paixão, a sua vida, e dedicar-se de corpo e alma”.
Joaquim Gomes dedicou 16 anos da sua vida a pedalar como profissional. Na cidade onde nasceu, a 21 de novembro de 1965, começou na escola de formação do Carnide Clube e representou o Sporting Clube de Portugal. Participou por 18 vezes na Volta a Portugal e venceu as edições de 1989 e 1993.
Em 2002 abandona a competição e é, desde então, Diretor da Volta a Portugal.
Para um ciclista, lembrou Joaquim Gomes, um dos grandes motivos de orgulho é passar na sua terra com a camisola amarela vestida. “Eu consegui mais que isso. Em 1993, de amarelo, finalizei a minha segunda vitória na Volta a Portugal, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Tenho nisso um enorme orgulho”.
Dia 17 de agosto, a Volta termina em Lisboa, com um contrarrelógio individual de 16,7 km, entre a Praça do Império, Algés, Cruz Quebrada, Alcântara, Quinta do Cabrinha, e regresso à Praça do Império.