Cidadania

Voto antecipado: 2.ª volta das eleições presidenciais

A votação antecipada em mobilidade para a 2.ª volta da eleição do Presidente da República 2026 decorreu este domingo na Cidade Universitária, registando forte adesão dos eleitores, apesar das condições meteorológicas adversas.


As operações de voto antecipado em mobilidade em Lisboa decorreram na Cidade Universitária, com 118 mesas de voto e 34 634 eleitores inscritos, dos quais 21 558 do distrito de Lisboa.

“São mais de 250 pessoas envolvidas, trabalhadores da Câmara, Polícia Municipal, bombeiros, Proteção Civil e muitos voluntários. É muito importante valorizar e agradecer este trabalho. O voto antecipado em Lisboa correu sempre muito bem e voltou hoje a correr muito bem.” destacou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Às 16h30, a participação situava-se nos 61%, o que correspondia a cerca de 20 mil eleitores. Carlos Moedas explicou que, apesar de a percentagem ser inferior à registada à mesma hora na primeira volta, o número de votantes foi semelhante: “na primeira volta tivemos 77%, mas tínhamos menos pessoas inscritas. O número de eleitores que vieram é praticamente o mesmo."

O autarca sublinhou ainda que, “num dia como este, com uma intempérie como estamos a viver, é um grande sucesso das pessoas, da democracia, mas também da forma como trabalhamos na CML, com profissionalismo, organização e logística".