Economia
Inovação

Web Summit 2023 recebeu em Lisboa 70 236 participantes

A oitava edição da Web Summit despediu-se hoje, 16 de novembro, de Lisboa. A maior cimeira tecnológica mundial recebeu 2 608 startups, 900 investidores, cerca de 2 000 meios de comunicação, 300 parceiros, 800 oradores e um total de 70 236 participantes, de 153 países.


De 13 a 16 de novembro, os conferencistas dividiram-se entre os palcos da cimeira – na Altice Arena e na Feira Internacional de Lisboa – em sessões dedicadas às cidades inteligentes; saúde; educação; desporto; empreendedorismo; privacidade e segurança; comunicação e redes sociais, entre outros temas, com destaque para a inteligência artificial e a aprendizagem automática.

A forma como a tecnologia e a inteligência artificial podem contribuir para encontrar soluções, para combater as alterações climáticas, no tratamento de lixo e desperdícios, a inovação na transição energética, as novas energias, as novas formas de agricultura urbana e biológica, o processo de descarbonização da indústria do ferro e do aço, foram alguns dos temas abordados.

As startups encontraram na Web Summit o espaço privilegiado para apresentar as suas propostas tecnológicas, focadas num desenvolvimento mais sustentável com impacto positivo no ambiente.

Pelo stand da Lisboa Unicorn Capital, partilhado com a Start Up Portugal, passaram cerca de 50 mil pessoas, que assistiram e participaram em iniciativas associadas à realidade atual do ecossistema de inovação.

“Em Lisboa, somos embaixadores da Inovação. Criamos empregos, atraindo empresas e inovação” referiu Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

No último ano, com a Unicorn Factory, 54 novos hubs tecnologócios, de 23 países instalaram-se em Lisboa, dos quais 12 são Unicórnios. Durante este período, cerca de dez mil postos de trabalho foram anunciados pelo conjunto dos novos hubs tecnológicos, das scale ups e das startups da Unicorn Factory.

No último dia, no concurso Pitch, a brasileira “Inspira“ foi distinguida como a melhor startup do ano, com um assistente artificial para ajudar o trabalho dos juristas, numa competição que reuniu mais de 100 empresas.

Katherine Maher, CEO da Web Summit, salientou “o reconhecimento merecido às trezentas pessoas que fizeram parte da organização: oradores, produtores, parceiros e voluntários, que fizeram de mais uma edição da Web Summit um sucesso".

A Web Summit está de regresso a Lisboa, em 2024.