Bombeiros Sapadores são Anjos da Guarda dos mais vulneráveis
No Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa há um grupo de operacionais que todos os dias combate outros fogos. São os fogos do abandono e da solidão. Quando um idoso é sinalizado ao Núcleo de Intervenção Social de Apoio ao Cidadão, ele sabe que jamais ficará para trás.
Núcleo de Intervenção Social de Apoio ao Cidadão (NISAC)
Serviço do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSBL), criado em 2009
Com a missão de prestar apoio social à população idosa da cidade, este núcleo identifica e sinaliza situações de vulnerabilidade social e insalubridade habitacional, que podem ser reportados através das linhas de contacto do RSB ou diretamente aos operacionais. É constituído por 13 elementos do Regimento completamente dedicados a esta missão.
Divididos por turnos, os operacionais do NISAC acompanham a população idosa sinalizada e promovem ações de sensibilização para a prevenção de incêndios e quedas no domicílio. Estas ações visam intervenções no teatro de operações e apresentações em eventos, webinars e encontros temáticos, para dar conhecimentos e ferramentas que promovam a segurança e autonomia dos idosos.
Linhas de apoio
- Linha RSBL/NISAC: 800 913 913
- Linha SOS, Serviço Municipal de Teleassistência: 800 204 204
O contacto para sinalização de situações de vulnerabilidade pode ser feito, de forma gratuita, todos os dias, 24 horas por dia.
Sinalização de situações de vulnerabilidade
O registo é feito na Plataforma Radar, que muito contribuiu para o desenvolvimento do trabalho dos operacionais.
Após esse registo, as situações são encaminhadas para as entidades competentes que são parceiros sociais do RSB – o Departamento para os Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa (DDS-CML), a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), a Polícia de Segurança Pública, juntas de freguesia, Polícia Municipal de Lisboa, Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, Segurança Social, entre outros - para a resposta adequada às necessidades de cada cidadão.
Nos casos de maior urgência em termos de cuidados básicos para a sobrevivência do cidadão e enquanto o apoio domiciliário das entidades competentes não encontra solução, o NISAC disponibiliza um Kit de Emergência Social, composto por alimentos não perecíveis e prontos a consumir, com o objetivo de garantir a subsistência da vítima por um período estimado entre as 48 e as 72 horas. Este kit é composto por água, fruta, leguminosas, cereais, leite, café, chá e bolachas.
Serviço de Teleassistência
O Serviço de Teleassistência é gratuito e está disponível todos os dias, 24 horas por dia, para dar resposta a situações de vulnerabilidade ou dependência da população com idade igual ou superior a 65 anos e munícipes portadores de deficiência ou doença crónica determinante de incapacidade igual ou superior a 60%.
Este serviço permite chegar rapidamente – de 5 a 7 minutos - ao domicílio do cidadão que o ative. Consiste num botão de pânico instalado numa pulseira ou colar que, por sua vez, está ligado a uma box instalada nesse domicílio. Ativando o botão é feita uma chamada para a central de comunicações do RSBL e assim fica garantido o atendimento personalizado e o auxílio imediato em situações de emergência.
Para aderir a este serviço, os munícipes devem preencher um formulário de adesão, apresentar o Bilhete de Identidade (BI) ou o Cartão do Cidadão (CC) e o comprovativo de residência. Este pedido pode ser feito pelo próprio, por familiares, através das juntas de freguesia ou da rede social.
Dados relacionados
Em 2023
- A Linha SOS registou cerca de 34 mil contactos
- O Serviço de Teleassistência tinha 930 utentes, dos quais 329 recorreram ao botão de pânico.
No período de janeiro a maio de 2024
- O NISAC realizou 344 ocorrências de apoio social, 184 serviços de teleassistência, dos quais 35 resultam de novos registos de utentes neste serviço gratuito da CML.
Setembro / 2024