Os cemitérios são espaços ricos em memória, história e arte, onde o património cultural se revela em cada jazigo, escultura e elemento arquitetónico. A programação que disponibilizamos convida a explorar estes lugares de culto sob diferentes perspetivas, valorizando a sua importância histórica, social e artística.
Venha conhecer a herança cultural que estes espaços preservam e vivencie experiências únicas que ligam passado e presente.
Programação
Flores de Pedra
Através de fotografias, desenhos, peças funerárias e painéis informativos, revela-se o significado simbólico de mais de quarenta espécies vegetais, identificadas a partir das suas representações escultóricas nos monumentos fúnebres.
Local: Galeria da Capela do Cemitério dos Prazeres
Horário: todos os dias entre as 09:00 e as 16:00 (fecha das 12:00 às 13:00)
Cuidados a ter: Galeria não acessível a cadeira de rodas; exposição sem informação em braille
Arquitetura Funerária
Esta visita visa mostrar a dinâmica do cemitério ao nível das construções e a forma como alguns jazigos vem mimetizar a arquitetura dita civil, com o uso de elementos característicos de Arte Nova, Arte Déco, Estado Novo, ou a tentativa de reproduzir a Casa da Vida no cemitério, com o exemplo do jazigo Burnay.
Por Licínio Fidalgo
Participação: máximo de 30 participantes
Público-alvo: geral
Oficinas vitais sobre assuntos fatais
O tema da morte costuma surgir de forma espontânea nas conversas com crianças e jovens, com curiosidade, humor ou espanto. Estas oficinas propõem abrir espaço para pensar juntos sobre a morte e sobre a vida. Filosofar num cemitério proporciona um contexto simbólico e concreto onde as ideias ganham corpo: entre lápides e árvores, o diálogo acontece entre o visível e o ausente, entre o silêncio e as palavras.
Por Joana Rita Sousa e Gisela Monteiro
Participação: máximo de 14 participantes
Público-alvo: crianças dos 7 aos 11 anos
Nota: recomenda-se que as inscrições sejam em pares (um adulto e uma criança)
Parceiro: Filocriatividade
Pessoas em Pessoa
Percurso temático que nos leva a conhecer um pouco da vivência do Poeta, das suas relações familiares, amizades e também dos seus amores e desamores.
Por Ema Câmara
Participação: máximo de 30 participantes
Público-alvo: geral