Agenda 2030
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Agenda 2030
Sustentabilidade
A Câmara Municipal de Lisboa está comprometida em adotar as melhores práticas de sustentabilidade, inspirando-se tanto no setor público quanto no setor privado.
Reconhecendo a importância de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), a CML está determinada a enfrentar os desafios emergentes em múltiplas frentes. Este compromisso é parte integrante do esforço contínuo para liderar pelo exemplo, promovendo ações sustentáveis que estejam em plena consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
A CML está igualmente empenhada na implementação de políticas tendencialmente mais justas e equitativas, sustentadas por uma governança que prima pela ética e integridade. Acreditamos que este alinhamento estratégico não só fortalece a confiança dos cidadãos, como também assegura um futuro mais sustentável e inclusivo para todos.
Resultados Globais
Lisboa
67,4
Grande Lisboa
67,2
Portugal
63,7

ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Pontuação global
Lisboa | Grande Lisboa | Portugal |
---|---|---|
50,2 | 29,2 | 27,3 |
Planos e programas municipais relacionados
Planos de Urbanização - Estruturam a ocupação do solo e o seu aproveitamento, fornecendo o quadro de referência para a aplicação das políticas urbanas e definindo a localização das principais infraestruturas e equipamentos coletivos.
Há vida no meu bairro - Lisboa assume aposta no conceito da “cidade dos 15 minutos” e trabalha já em articulação com as freguesias, para a escolha de projetos piloto no âmbito do programa “Há vida no meu Bairro”.
Separação e reciclagem de lixo doméstico - Recolha de resíduos em frente aos edifícios de particulares; de Restauração, mercados, comércio e serviços e em Bairros históricos em dias definidos. Existência de equipamentos instalados na via pública, preparados para receber resíduos valorizáveis. Recolha seletiva pontual de itens volumosos. Centros de receção de resíduos cujas características não permitam o seu depósito nos contentores ou ecopontos disponíveis na via pública.
Videovigilância - Instalado sistema de videovigilância no Miradouro de Santa Catarina e previsão de alargamento do projeto outras zonas da cidade identificadas como mais vulneráveis, de forma a complementar o serviço prestado pela presença física das forças da autoridade.
Lojas com História - Programa de apoio e promoção do comércio tradicional, como marca identitária da cidade de Lisboa, pretende preservar e salvaguardar os estabelecimentos e o seu património material, histórico e cultural e, por outro lado, dinamizar a sua atividade comercial.
Arquivo Municipal de Lisboa - Detém um acervo documental de extrema relevância e importância para o estudo e compreensão da cidade e do país.
Centro de Arqueologia de Lisboa - O CAL É um equipamento cultural municipal, polivalente e multidisciplinar, sede operacional das competências legais da autarquia em matéria de Arqueologia. É o centro para onde convergem todos os que investigam, trabalham e querem conhecer melhor as diferentes dimensões da arqueologia de Lisboa.
ReSist - Programa municipal de promoção da resiliência sísmica do parque edificado, privado e municipal e infraestruturas urbanas municipais.
Lisboa a Compostar
Projeto que proporciona aos munícipes forma de reciclarem os resíduos domésticos das suas habitações através da formação em compostagem, da oferta de um compostor doméstico e do apoio continuado da Câmara Municipal de Lisboa aos munícipes que, através de inscrição, manifestem o interesse em reduzir os seus resíduos domésticos, produzindo fertilizante que virá a ser utilizado no seu logradouro, quintal ou jardim.