Agenda 2030
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Agenda 2030
Sustentabilidade
A Câmara Municipal de Lisboa está comprometida em adotar as melhores práticas de sustentabilidade, inspirando-se tanto no setor público quanto no setor privado.
Reconhecendo a importância de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), a CML está determinada a enfrentar os desafios emergentes em múltiplas frentes. Este compromisso é parte integrante do esforço contínuo para liderar pelo exemplo, promovendo ações sustentáveis que estejam em plena consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
A CML está igualmente empenhada na implementação de políticas tendencialmente mais justas e equitativas, sustentadas por uma governança que prima pela ética e integridade. Acreditamos que este alinhamento estratégico não só fortalece a confiança dos cidadãos, como também assegura um futuro mais sustentável e inclusivo para todos.
Resultados Globais
Lisboa
67,4
Grande Lisboa
67,2
Portugal
63,7

ODS 10 - Reduzir as desigualdades
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Pontuação global
Lisboa | Grande Lisboa | Portugal |
---|---|---|
50,1 | 73,6 | 55,1 |
Planos e programas municipais relacionados
Programa BIP/ZIP - Dinamização de projetos pensados para e pelas comunidades locais, suprindo as suas necessidades a diversos níveis e pondo a concorrer, para isso, as forças locais e a própria comunidade, são o objetivo deste programa, com consequências diretas em termos de empregabilidade, formação, atuação nos domínios da saúde, educação, junto dos idosos, jovens desempregados, ou de grupos vulneráveis.
Loja para Todos - Com vista à constituição de um instrumento relevante na política de desenvolvimento local, designadamente na promoção da coesão sócio territorial, do empreendedorismo e da empregabilidade local, a Câmara Municipal de Lisboa deu início ao procedimento para elaboração do projeto do Regulamento de Atribuição e Gestão de Espaços não Habitacionais em Bairros Municipais, através de consulta pública que decorreu de 4 de maio a 16 junho de 2023.
Cartão Navegante Escola - Acesso gratuito à rede de transportes públicos coletivos dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa para todos os alunos que frequentem uma escola da rede escolar da cidade de Lisboa, pública ou particular, entre o 1º e o 12º ano de escolaridade. Oferece ainda acesso gratuito aos monumentos e museus da EGEAC aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico e aos alunos do ensino secundário residentes em Lisboa e desconto para os não residentes.
Programa de apoio à mobilidade - Procura contribuir para a integração social da pessoa com deficiência e, consequentemente, para a sua valorização pessoal e humana, proporcionando transporte adaptado diário aos munícipes jovens e adultos com deficiência, que não encontram uma resposta adequada na rede de transportes urbana.
Programa de apoio à mobilidade
Programa casa aberta - Pretende eliminar barreiras arquitetónicas em habitações municipais e habitações particulares, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com mobilidade condicionada e seus agregados familiares.
Espaço Lx Jovem - Disponibiliza informação sobre várias áreas de interesse para os jovens, sobre as iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Marvila e promove exposições e outras atividades culturais, através da cedência de espaços e acompanhamento técnico das iniciativas.
Passe cultura - A entrada em mais de 40 espaços culturais de Lisboa é gratuita para todos os residentes com idade até aos 23 anos e com mais de 65 anos (inclusive).
Um Teatro em Cada Bairro - Projeto com valências múltiplas que dão resposta à procura crescente de espaços de trabalho e de apresentação na cidade, implicando ainda o envolvimento e trabalho de proximidade de base territorial e comunitária.