Estratégia
A proposta para o eixo da Almirante Reis é o resultado da articulação entre a 1.ª fase do Processo de Participação Pública, realizado entre Maio e Junho de 2023, e o Relatório Técnico efetuado pelos serviços da Câmara Municipal de Lisboa, em 2023
A proposta visa três objetivos fundamentais: integrar os vários modos de transporte viário, garantir a segurança e o conforto na circulação a pé e de bicicleta e implantar uma estrutura verde continua desde o futuro jardim do Martim Moniz até à Praça Francisco de Sá Carneiro.
Um novo perfil com três vias entre o Martim Moniz e a Alameda D. Afonso Henriques e com quatro vias desde a Alameda D. Afonso Henriques até à Praça Francisco de Sá Carneiro.
Um novo eixo com passeios mais amplos, cobertos com arvoredo, corredores pedonais confortáveis e livres de obstáculos, zonas de estadia com bancos, áreas de esplanada ordenadas e alinhadas, pista ciclável continua e segregada, desde o Martim Moniz à Praça Francisco de Sá Carneiro.
Prevê:
Um novo eixo com mais segurança através do reforço da iluminação do espaço publico com sistemas autónomos para os eixos viários e as áreas pedonais e pista ciclável.
Um espaço urbano adaptado aos desafios do clima: redução da ilha de calor, aumento da área de infiltração pluvial para redução da ocorrência de cheias e aumento da biodiversidade: mais solo vivo, mais árvores e um sistema de arbustos autóctones.
Um novo corredor verde entre a Baixa Pombalina e o Parque Urbano Vale da Montanha a norte da Praça Francisco de Sá Carneiro.
Um espaço público funcional, sustentável e qualificado para o novo eixo da Almirante Reis.