Eixo Almirante Reis
Qual o objetivo
Qualificação do espaço público numa perspetiva de integração e valorização do seu tecido social e comercial
As metas relacionadas
É preciso pensar todo eixo ao nível do trânsito, dos passeios, do arvoredo, do ruído e da qualidade do ar, da higiene urbana, da iluminação pública, do mobiliário urbano e dos pavimentos.
Definição das estratégias e atividades necessárias para desenvolver o projeto e alcançar o objetivo
Ruído
Propostas para a redução da exposição da população como definido no Plano de Ação do Ruído 2014-2029.
Metas de Lden (indicador de ruído para o dia, entardecer e noite) e Ln (indicador de ruído para a noite) para 2030:
- Redução em 100% - Lden > 75 e Ln > 65 dB(A).
- Redução em 50% - Lden > 70 e Ln > 60 dB(A).
ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
Temperatura (Adaptação ao tempo quente)
Meta CML até 2030:
- Redução da exposição ao calor através da criação de sombreamento e áreas públicas mais amenas, proporcionadas pela infraestrutura verde.
- Melhoria da capacidade adaptativa da infraestrutura verde ao aumento da temperatura e escassez de água (espécies de plantas mais resilientes e adaptadas).
- Aumentar a arborização com espécies fortes e saudáveis para a regulação e amenização do clima, alterando de forma positiva os efeitos negativos das alterações climáticas:
- +25.000 novas árvores e arbustos de sombra por ano
- +4.000 árvores de alinhamento para criação de sombra em eixos viários/cicláveis
Água
- 100% execução das medidas previstas no Plano Geral de Drenagem de Lisboa, incluindo soluções de infraestrutura cinzenta e de base natural
- 30% de redução do consumo de água potável na CML
- 30 há novas áreas de prado biodiverso de sequeiro
Qualidade do ar
Prevenir e reduzir os efeitos nocivos para a saúde humana e para o ambiente na sua globalidade.
Metas utilizando como referencial o período de 2011-201:
- Redução de partículas inaláveis de diâmetro inferior a 10 micrómetros (µm):
- Redução de PM10 em 14% (indicador anual e diário).
- Redução do principal Poluente atmosféricos resultado da combustão fóssil (µg/m3), o Dióxido de azoto (NO2):
- Redução de NO2 em 21% para o indicador anual e de 25% no indicador horário.
Criar um ecossistema de mobilidade centrado nas pessoas e mobilidade ativa que seja acessível, útil, confiável e seguro, assente numa rede integrada de transportes públicos complementado por soluções inovadoras, que permita escolhas conscientes e sustentáveis.
Promover até 2030 uma repartição modal de 66% para os modos alternativos ao automóvel (Transportes públicos e meios suaves) na cidade (Termos de referência PMUS, Plano de Mobilidade Urbana Sustentável), passando o peso do transporte individual de 45% para 34%.
Redução de 85% de emissões de GEE (gazes de efeito estufa) entre 2002 e 2050, atingindo a Neutralidade Climática em 2050.
Visão Zero (Implementar medidas de promoção da segurança rodoviária):
- até 2030 - zero vitimas mortais em atropelamentos rodoviários;
- até 2050 - zero mortos em acidentes rodoviários.
Cumprir o Decreto-Lei 163/2006
Uma Passagem para Peões deve ser inclusiva permitindo que todas as pessoas na sua diversidade funcional e de todas as idades, possam atravessar com segurança e conforto em qualquer hora do dia e da noite.
Os passeios dever estar livre de obstáculos e ter um pavimento confortável.
O Projeto Integrado de requalificação do Espaço Publico do Eixo da Almirante Reis tem como objetivos principais:
promover o aumento da qualidade de vida dos habitantes através da melhoria da qualidade ambiental;
aumento da segurança pedonal e rodoviária;
melhoria do funcionamento do trânsito rodoviário, incluindo transportes públicos e todos os modos suaves;
melhoria da acessibilidade pedonal;
promover e ampliar o espaço do peão e preservar a identidade e a diversidade social e cultural da Almirante Reis.