Eixo Almirante Reis
Troço 1
entre o Martim Moniz e a Praça do Chile
O 1º troço, entre o Martim Moniz e a Praça do Chile, apresenta um perfil composto por 3 vias:
2 ascendentes , para viabilizar a fluidez do trânsito na saída do centro da cidade: uma via é dedicada ao transporte público e outra ao transporte individual.
1 via descendente para restringir o trânsito de acesso ao centro da cidade : a via é partilhada (transporte público e individual).
Este perfil está alinhado com a ZER (Zona de Emissões Reduzidas) para a Baixa Pombalina.
Neste troço a pista ciclável é segregada e unidirecional. Localiza-se em cada um dos passeios laterais, respondendo às questões de segurança e permitindo uma melhor eficácia dos ciclos de semaforização (viária-ciclável-pedonal). Esta opção também facilita o acesso às paragens de bicicletas e a ligação à rede clicável envolvente e transversal ao eixo.
A faixa viária implanta-se no centro do espaço canal, mantendo a simetria axial da avenida. Junto às fachadas, o novo perfil inclui de ambos os lados uma área pedonal com largura entre 3.50 e 4 metros, onde se implanta um corredor de circulação confortável com 1,70 metros e um espaço destinado a esplanadas e zonas de estar. Adjacente à área pedonal, localiza-se a ciclovia unidirecional com 1,40 metros de largura. Segue-se uma faixa verde de 2,10 metros com árvores e arbustos, intercalada com lugares de estacionamento (prioritários e reservados) e abrigos de transportes públicos.
Neste perfil, uma estrutura arbórea contínua torna-se possível porque é implantada fora dos limites dos atuais passeios, evitando assim o complexo sistema de infraestruturas subterrâneas existentes. Contudo, pontualmente, algumas destas infraestruturas impedem a plantação de árvores, como é o caso do passeio poente/sul da Rua da Palma. Nas áreas onde não for possível plantar árvores, serão plantados arbustos de médio porte, garantindo um sistema vegetal contínuo ao longo de todo o eixo.