Ir para conteúdo principal ou rodapé
  • Ecossistema
    • Lisboa.pt
    • Informação
    • Transparência
    • Cidadania
    • Revelar
    • Serviços
  • Ferramentas
    • Portal de dados abertos
    • Gestão de Processos de Recrutamento
    • Canal de denúncias
    • Lisboa interativa
    • Toponímia
  • Pode interessar
    • Plano de drenagem
    • Lisboa 65+
  • Sites destacados
    • Arquivo Municipal
    • Estufa Fria
    • Quinta Pedagógica
Na Minha Rua
Loja Lisboa
pictograma lupa
pictograma telefone
pt

Serviços municipais

Contactos e links úteis

Agendamento de atendimento
Contacte-nos
800 910 211 / 218 170 552
Lojas de atendimento Todos os canais de comunicação Equipamentos municipais
Português
English
Informação Informação
  • Agenda
  • Dossiês temáticos
  • Notícias
    • Administrativas
    • Boletim Municipal
    • Temáticas

    Participe no 3.º inquérito

    Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Lisboa

    Ecossistema

    • Informação
    • Transparência
    • Cidadania
    • Revelar
    • Serviços
  • Reportagens
  • Ecossistema

    • Informação
    • Transparência
    • Cidadania
    • Revelar
    • Serviços

Eixo Almirante Reis

Proposta
  • Entrada
  • Sobre o eixo
  • Objetivos
  • Proposta (current)
    • Troço 1
    • Troço 2
  • Processo participativo
  • Entrada
  • Sobre o eixo
  • Objetivos
  • Proposta (current)
    • Troço 1
    • Troço 2
  • Processo participativo
Ouvir

Proposta de requalificação

A proposta de requalificação do eixo da Almirante Reis apresenta um novo traçado que vai ao encontro dos desejos e preocupações expressos pela população na 1ª Fase de Participação Pública e da estratégia resultante do Relatório Técnico elaborado pelos serviços da Câmara Municipal de Lisboa.

Como chegamos ao novo perfil para a Almirante Reis - consultar ficheiro

Os novos perfis para a Almirante Reis

A proposta prevê a criação de dois troços com perfis distintos ao longo do eixo, correspondendo a diferentes vocações funcionais do espaço público

1º troço

corresponde à zona entre o Martim Moniz e a Praça do Chile

Saber mais

2º troço

corresponde à zona entre a Praça do Chile e a Praça Francisco Sá Carneiro (Praça do Areeiro)

Saber mais
Show larger version

Ao longo de todo o eixo, serão criadas 5 áreas de acalmia de tráfego.

Estas áreas constituem zonas pedonais de atravessamento importantes e abrigam equipamentos socialmente relevantes nas suas imediações, estabelecendo novas microcentralidades que imprimem um novo ritmo espacial ao longo da avenida.

Show larger version

início da Rua da Palma

Chafariz do Intendente

Igreja dos Anjos

Praça do Chile

Alameda Afonso Henriques.

As áreas pedonais são alargadas, e uma estrutura contínua de árvores e arbustos será implantada ao longo da Almirante Reis.

Serão plantadas cerca de 370 árvores, um aumento de 25% em relação ao número atual.

A plantação de árvores nas zonas pedonais promoverá um ambiente de sombra natural, especialmente numa área onde a ilha de calor é acentuada em comparação com as zonas circundantes. Esta sombra acolherá zonas de estar e esplanadas.  Importa referir que o perfil atual praticamente não tem árvores nos passeios devido à complexa rede de infraestruturas subterrâneas.

Os novos alinhamentos arbóreos irão incluir parte das tílias transplantadas do separador central, bem como novas árvores floridas (Pereiras de Jardim e Olaias), que irão criar variação ao longo do eixo, contribuindo para a identificação dos vários quarteirões, em contraste com o atual alinhamento quase exclusivo de tílias. 

Em todo o eixo será removido o separador central para acomodar os vários modos de transporte – viário, ciclável e pedonal. Esta medida permitirá que os veículos de emergência possam fazer ultrapassagens de forma mais fluida

Para ser possível colocar mais árvores, criar mais zonas verdes e mais espaço pedonal, serão transferidos os 170 lugares de estacionamento tarifado do eixo para os parques de estacionamento existentes ao longo do eixo.

O estacionamento tarifado, retirado do eixo, vai instalar-se nos parques de estacionamento existentes na zona e em novas áreas de estacionamento tarifado criado nas vias publicas envolventes.

No total serão criados 275 lugares de estacionamento tarifado na envolvente, em parques de estacionamento e nas vias publicas envolventes.

A proposta oferece, assim, mais 105 lugares de estacionamento tarifado aos detentores de dístico de residente/comerciante.

No eixo mantêm-se os 180 lugares de estacionamento dedicados às cargas e descargas, à mobilidade condicionada, aos privativos, à tomada e largada de passageiros, aos motociclos, velocípedes e hot spots. Serão disponibilizados mais 6 locais para estacionar bicicletas.

Segurança

Para todo o eixo da Almirante Reis, propõe-se a substituição dos candeeiros de iluminação pública por um sistema de iluminação viária suspenso em cabos de aço fixos aos postes. Nestes postes, também serão colocadas luminárias pedonais orientadas para os passeios e para a pista ciclável, aumentando consideravelmente a segurança para os vários modos: viário, pedonal e ciclável.

Ilha de calor

A proposta de requalificação do eixo traduz medidas de redução da ilha de calor, quer pela introdução de novas áreas plantadas e maior número de árvores, quer pela redução substancial das áreas revestidas a betuminoso, responsável pela irradiação de calor. Esta questão é aqui particularmente sensível devido à exposição norte-sul do eixo da Almirante Reis. Em todos os troços, as vias dedicadas ao transporte público são revestidas a pavimentação pétrea com calçada mista de cubos de calcário e granito. Esta medida estende-se às áreas de acalmia (início da Rua da Palma, Chafariz do Intendente, Igreja dos Anjos, Praça do Chile e Alameda Afonso Henriques), nas quais a pavimentação pétrea abrange toda a largura do eixo. O betuminoso a utilizar terá um grau de permeabilidade elevado e a uma caixa de drenagem que permitirá a retenção de água, arrefecendo a superfície em períodos de maior calor.

Acessibilidade

A acessibilidade universal é garantida ao longo de todo o eixo. Junto às fachadas e nos dois passeios, será integrada a faixa confortável. Será aumentado o número de passadeiras, promovendo o atravessamento mais frequente da avenida.

Permeabilidade

Na sequência da criação de áreas amplas de canteiros arbustivos e de caldeiras de árvores, sem ressalto relativamente ao pavimento envolvente, promove-se o aumento da permeabilidade e das áreas de infiltração da água pluvial.

Biodiversidade

A plantação de novas árvores de espécie diversificada e arbustos autóctones, bem como o aumento significativo de solo vivo contribuirão, também, para o enriquecimento da biodiversidade na zona.
Das cerca de 295 tílias a remover do separador central, prevê-se que uma grande percentagem das mesmas seja transplantada para diversas zonas nas proximidades. Sempre que seja possível a sua compatibilização com a obra, serão plantadas nos passeios laterais do novo eixo da Almirante Rei e áreas envolventes. As restantes serão plantadas na zona nascente da Alameda Afonso Henriques, dando origem ao novo Parque das Tílias, numa zona com grande exposição solar; e noutras zonas da cidade como o Bairro Padre Cruz, Rio Seco e Bairro da Boa Vista.

 

  • Planta geral - folha 1 (pdf) 794 KB
  • Planta geral - folha 2 (pdf) 792 KB
  • Planta geral - folha 3 (pdf) 773 KB
  • Planta geral - folha 4 (pdf) 696 KB
  • Planta geral - folha 5 (pdf) 701 KB
  • Planta geral - folha 6 (pdf) 742 KB
  • Planta geral - folha 7 (pdf) 757 KB
  • Planta geral - folha 8 (pdf) 671 KB

Com o reperfilamento da AAR serão criados mais 105 lugares de estacionamento na zona.

Passarão a existir 200 lugares em parques de estacionamento ao longo da AAR e será reorganizado o estacionamento em arruamentos adjacentes (Rua Carlos Mardel, Rua José Falcão Poente, Rua Eduardo Brasão e Av. Pascoal de Melo nascente) com um acréscimo de 75 lugares.

Os 200 lugares em parques serão disponibilizados:

  • aos detentores de dístico de residente/comerciante
  • em parques distribuídos ao longo da avenida
  • sem custos adicionais
  • por ordem de chegada

Mantêm-se 180 lugares de estacionamento para os fins abaixo:

  • privativos | 33
  • cargas e descargas | 60
  • tomada e largada de passageiros | 23
  • mobilidade condicionada | 12
  • motociclos | 10
  • velocípedes e hot spots | 16
  • Outros | 26

Os 60 lugares de cargas e descargas estarão disponíveis para estacionamento noturno de residentes e para apoio à restauração

Quem frequenta o comércio local pode beneficiar de 1 hora de estacionamento gratuito num destes parques

Serão disponibilizados + 6 locais para estacionar bicicletas

Questões frequentes

A oferta de lugares de estacionamento, para detentores do dístico de residente/comerciante, vai aumentar em cerca de 60%.

Serão disponibilizados, para detentores do dístico de residente/comerciante, 200 lugares em parques de estacionamento ao longo do eixo e haverá um acréscimo de 75 lugares em ruas adjacentes (Rua Carlos Mardel + 37 lugares | Rua José Falcão Poente + 5 lugares | Rua Eduardo Brasão +23 lugares | Av. Pascoal de Melo nascente + 10 lugares).

Adicionalmente, os 60 lugares de cargas e descargas estarão disponíveis para estacionamento noturno de residentes e para apoio à restauração.

Os lugares de estacionamento estarão disponíveis em parques existentes, em parques a construir nos próximos anos e em 4 ruas adjacentes (Rua Carlos Mardel, Rua José Falcão Poente, Rua Eduardo Brasão e Av. Pascoal de Melo nascente).

O número de lugares a disponibilizar em cada parque será definido, aquando do início da obra, de acordo com a distribuição, por troços da AAR, dos dísticos de residente/comerciante que existam na altura.

Os detalhes operacionais para utilização dos parques serão anunciados aquando da adjudicação da empreitada.

Tílias existentes a transplantar 
Para o novo Parque das Tílias da Alameda Afonso Henriques65
Para o novo Eixo da Almirante Reis (árvores que garantam sucesso no transplante)máx. 180
Para a Zona envolvente da Almirante Reis20
Para outras zonas da cidade (Bairro Padre Cruz, Rio Seco e Bairro da Boa Vista)30
Show larger version
Show larger version

Área de intervenção – 115 000,00 m2

Comprimento do Eixo – 2 900,00 m

Custo Estimado Projeto + Estudos + Revisão - 1 215 000,00€

  • Sobre nós

    • Município
    • Recrutamento
  • Comunicação

    • Anúncios, avisos e editais
    • Boletim municipal
    • Identidade gráfica
    • Publicações administrativas
  • Acesso rápido

    • Agenda
    • Diretorio da cidade
    • Notícias
    • Projetos cofinanciados

© Câmara Municipal de Lisboa - Política de privacidade, Termos de utilização e Política de cookies

    Avenida Eng.º Duarte Pacheco Rua da Estrela Rua do Forno do Tijolo Rua do Sacramento a Alcântara
    Condicionamentos na circulação