HUB-IN Lisboa

O HUB-IN Lisboa integra um consórcio de oito cidades europeias:

Lisboa, Belfast, Brasov, Génova, Angoulême, Nicósia, Slovenska Bistrica e Utrecht

Em colaboração com uma rede de organizações internacionais, empresas e universidades, promove ecossistemas de inovação e empreendedorismo em Áreas Urbanas Históricas.

 

Website do projeto Brochura HUB IN

Ações que estão a ser implementadas para criar o HUB

Fomentar a criação de uma rede de empreendedores que inclui a mostra das atividades e produtos já existentes no território

Apoio à criação de novos produtos com impacto através da promoção de um programa de aceleração.

Impulsionamento do desenvolvimento de bairros climaticamente neutros através do “sprout tank”.

Essas ações visam fortalecer a comunidade, preservar o património e impulsionar uma Colina do Castelo mais criativa e sustentável.

 

Road Map Action Plan

Área piloto - mapeamento

Através do levantamento efetuado nos meses de maio e junho de 2023, obtivemos os primeiros resultados sobre 181 entidades criativas na área-piloto da Colina do Castelo, ou com intervenção direta nesta.

Pode aceder a esta informação selecionando o botão "Experimente e Transforme" na GeoTool.

 

GeoTool

Programa de aceleração

O programa de aceleração para novos negócios é uma das formas como pretendemos implementar uma modificação positiva no território. Com o objetivo de proporcionarmos apoio para a criação e desenvolvimento de projetos inovadores, criativos e sustentáveis, comprometemo-nos a ser um motor de transformação na economia local.

Open Call

13 julho 2023

Bootcamp

8, 9 e 10 dezembro 2023

Programa de Aceleração

23 janeiro 2024

Demo Day

13 julho 2024

Programa de inovação contra o desperdício alimentar em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa está à procura de mentes criativas para desenvolver soluções contra o desperdício alimentar, focadas na Colina do Castelo e no seu tecido empresarial (com forte presença de restaurantes turísticos, cafés e turismo local).

Destinatários: alunos de licenciatura e mestrado de cursos relacionados com estas áreas de atuação, tais como marketing e comunicação, engenharias de materiais, nutrição, agronomia, turismo, design, biotecnologia, entre outros.

O programa proporciona trabalhar durante 2 meses, em desafios reais da cidade, com acesso a mentoria e em contacto com o ecossistema de sustentabilidade na cidade (empresas no sector alimentar, ONGs, a Câmara Municipal...). O objetivo é explorar ideias inovadoras e fazê-las chegar a forma de protótipos, a apresentar a stakeholders da cidade.

Descobre o teu potencial: desenvolve competências com mentores especializados e formação que te ajudará a tirar qualquer projeto do papel;

Cria uma rede de impacto positivo: integra-te numa comunidade apaixonada por inovação e sustentabilidade;

Acede a ferramentas de prototipagem: aproveita os equipamentos e conhecimentos do FabLab e BioLab;

Educação e Sensibilização no combate ao desperdício: capacitar os intervenientes (restauração, consumidor final, etc.) a reduzir o desperdício e promover a circularidade, com soluções adaptadas ao contexto.

Reutilização do desperdício alimentar: Desenvolver produtos, biomateriais, biocombustíveis e fertilizantes a partir de materiais não consumidos na zona, valorizando-os economicamente; criar novas oportunidades em setores como a compostagem ou reciclagem.

Embalagens: Criar produtos ou materiais com valor agregado a partir de embalagens não recicláveis; criar embalagens inovadoras e sustentáveis.

Durante 2,5 meses, equipas de estudantes desenvolvem ideias e criam os primeiros protótipos com acesso a:

  • Programa de formação
  • Mentores
  • FabLab/BioLab Lisboa - laboratório de prototipagem

As melhores soluções serão apresentadas aos principais stakeholders institucionais e empresariais relevantes na gestão do desperdício alimentar na cidade (representantes da CML, empresas, entre outros).

Candidaturas até 27 de setembro
Equipas até 4 elementos mencionando o desafio que se propõem resolver.

Convite à participação - 30 de setembro
Primeiros 40 participantes, distribuídos pelos 3 desafios, são convidados a participar no Programa.

Dia de ideação - 3 de outubro
Um dia inteiro onde estudantes, especialistas e comunidade se juntam para inspiração com casos de sucesso e best practices, networking e desenvolvimento mais sustentado das suas ideias.

Desenvolvimento e prototipagem - 8 de outubro a 7 de dezembro
Desenvolvimento e prototipagem da solução em 2 meses, com:

  • Sessões de formação
  • Mentorias semanais
  • Acesso ao FabLab e/ou Biolab

Demo Day - 10 de dezembro
Apresentação dos projetos a stakeholders da cidade e celebração.

Contactos

Se quiser saber mais sobre este projeto, não hesite em nos contactar através do endereço hubinlisboa@cm-lisboa.pt ou através das nossas redes sociais.