Vale de Santo António
Qual o objetivo
Requalificação e valorização deste território degradado e esquecido
Objetivos estratégicos
O Plano de Urbanização tem como objetivos estratégicos tornar o Vale de Santo António:
ecológico, com uma componente verde abrangente e de cariz unificador;
acessível e inclusivo, reaproximando os bairros que o constituem e introduzindo novas medidas de mobilidade;
identitário e vivenciável, agregando atuais e futuros moradores em torno de um ecossistema comunitário;
resiliente, com enfoque nos vetores económico, social e cultural.
Para alcançar estes objetivos estratégicos, o Plano pretende dar forma aos seguintes objetivos específicos:
Implementar uma solução urbana mais adaptada à topografia natural do território, com a consequente diminuição dos custos de urbanização e de construção;
Rever a densidade de ocupação, com redução de edificabilidade, de forma a assegurar uma adequada transição com as volumetrias da envolvente na relação com as áreas consolidadas;
Promover a continuidade entre as áreas edificadas e a área de parque urbano, através da dissolução/fragmentação das áreas construídas sobre as áreas de vale, e da inclusão de áreas ajardinadas (coberturas, terraços, varandas, fachadas) nos novos edifícios;
Assegurar o princípio da multifuncionalidade nas áreas edificadas associadas ao parque urbano, promovendo assim a utilização permanente do parque nos vários momentos do dia;
Complementar as áreas de construção destinadas aos vários usos através do prolongamento das respetivas atividades na área de parque urbano, proporcionando-lhes neste espaço público, um local de confluência e centralidade;
Garantir a predominância do uso habitacional e a fixação de usos complementares à função residencial, anulando a intenção de instalar neste território um centro comercial de grandes dimensões;
Criar uma rede de equipamentos de proximidade;
Implementar novas soluções de mobilidade, incluindo a criação de uma rede de percursos pedonais e cicláveis que permita otimizar a ligação entre as diferentes zonas urbanas;
Avaliar a adequação dos parâmetros de dimensionamento do estacionamento, atenta a política de mobilidade que se pretende implementar.