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Vale de Santo António

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Qual o objetivo

Requalificação e valorização deste território degradado e esquecido

Objetivos estratégicos

O Plano de Urbanização tem como objetivos estratégicos tornar o Vale de Santo António:

ecológico, com uma componente verde abrangente e de cariz unificador;

acessível e inclusivo, reaproximando os bairros que o constituem e introduzindo novas medidas de mobilidade;

 identitário e vivenciável, agregando atuais e futuros moradores em torno de um ecossistema comunitário;

resiliente, com enfoque nos vetores económico, social e cultural.

Para alcançar estes objetivos estratégicos, o Plano pretende dar forma aos seguintes objetivos específicos:

 Implementar uma solução urbana mais adaptada à topografia natural do território, com a consequente diminuição dos custos de urbanização e de construção;

 Rever a densidade de ocupação, com redução de edificabilidade, de forma a assegurar uma adequada transição com as volumetrias da envolvente na relação com as áreas consolidadas;

 Promover a continuidade entre as áreas edificadas e a área de parque urbano, através da dissolução/fragmentação das áreas construídas sobre as áreas de vale, e da inclusão de áreas ajardinadas (coberturas, terraços, varandas, fachadas) nos novos edifícios;

 Assegurar o princípio da multifuncionalidade nas áreas edificadas associadas ao parque urbano, promovendo assim a utilização permanente do parque nos vários momentos do dia;

 Complementar as áreas de construção destinadas aos vários usos através do prolongamento das respetivas atividades na área de parque urbano, proporcionando-lhes neste espaço público, um local de confluência e centralidade;

 Garantir a predominância do uso habitacional e a fixação de usos complementares à função residencial, anulando a intenção de instalar neste território um centro comercial de grandes dimensões;

 Criar uma rede de equipamentos de proximidade;

 Implementar novas soluções de mobilidade, incluindo a criação de uma rede de percursos pedonais e cicláveis que permita otimizar a ligação entre as diferentes zonas urbanas;

 Avaliar a adequação dos parâmetros de dimensionamento do estacionamento, atenta a política de mobilidade que se pretende implementar.

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