Ambiente

117 toneladas de resíduos recolhidas no Parque Tejo durante a JMJ

Os números de recolha de resíduos do Parque Tejo mostram que a taxa de sucesso na separação de resíduos sólidos urbanos foi de 72%, muito acima da média da recolha seletiva diária em Lisboa.


Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e apenas no Parque Tejo Trancão (concelho de Lisboa), os serviços de higiene urbana recolheram 117 toneladas de resíduos. Desses, 72% foram recolhidos com sucesso de forma seletiva: 52% embalagens; 11% papel; 9% biorresíduos. Só 28% dos resíduos foram recolhidos de forma indiferenciada.

Estes dados resultam, essencialmente, dos circuitos desenhados especificamente para apoio ao evento com cada um dos 34 setores do parque na zona de Lisboa a facilitar, em média, cerca de 150 contentores para resíduos diferenciados. No total, o recinto do Parque Tejo de Lisboa dispunha de 6 000 contentores.

Foi criado um parque de apoio, na fronteira do recinto, que recebeu todos os resíduos até serem encaminhados para o destino final na Valorsul, onde foram entregues durante o evento e nos dias seguintes.