Direitos Sociais

A Casa Acreditar de Lisboa está maior

A "Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro", aumentou a capacidade de acolhimento. A nova casa, em terreno cedido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), permite receber até 32 famílias em simultâneo, com alojamento gratuito durante os tratamentos no IPO de Lisboa ou outros hospitais da região.


Este aumento permitirá que o número de famílias acolhidas anualmente suba das atuais 45 para cerca de 120, refletindo a crescente necessidade de apoio: anualmente, são diagnosticados aproximadamente 400 novos casos de cancro infantil e juvenil em Portugal.

A Casa Acreditar de Lisboa reabriu a 20 de junho, preparada para receber também jovens adultos entre os 18 e 25 anos, para além de crianças, oferecendo-lhes “um ambiente de segurança e normalidade no período de tratamento”.

Carlos Moedas, presidente da câmara de Lisboa, deixou uma mensagem de agradecimento à instituição por “aquilo que fizeram durante estes anos” destacando a sua importância na vida de “tantos que aqui vieram de todo o país, tantos jovens, tantas crianças”.

A CML apoiou a Acreditar com a cedência do primeiro terreno, em 1998, e o novo espaço contíguo para a sua expansão. Durante as obras de alargamento, o município disponibilizou ainda apartamentos temporários, transporte e espaços para atividades culturais e lúdicas para as famílias apoiadas pela instituição.

A Casa de Lisboa foi a primeira das três Casas Acreditar construídas em Portugal, desempenhando um papel na “mitigação da carga financeira e emocional das famílias em tratamento oncológico”.

Desde a sua inauguração em 2003, a instituição acolheu 1 695 famílias. Em 2023, apoiou 711 famílias, destacando-se o apoio económico, que teve um incremento de 61%.