Direitos Sociais

Ajuda humanitária de Lisboa já a caminho da Ucrânia

Dois camiões saíram a 18 de março de Lisboa, para a Ucrânia, com cerca de 30 toneladas de produtos alimentares, higiénicos, médicos e vestuário. A iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa (CML) resulta de uma parceria com o grupo Jerónimo Martins, e contou com "a solidariedade dos lisboetas".


Ao todo serão cerca de 14 mil caixas, com produtos alimentares, vestuário, produtos de higiene pessoal, alimentação, berços, camas, cadeiras e produtos de higiene para bebés, brinquedos, medicamentos e material hospitalar e de primeiros socorros.

Antolii e Anton Tsylepa, motoristas da Jerónimo Martins, vão realizar a viagem de 3 dias e meio até Lviv, na Ucrânia. Pai e filho, irão percorrer mais de 3000 km até ao destino final. “Os nossos dois heróis, com os quais seguimos juntos de Lisboa até à Ucrânia”, referiu o presidente da CML, Carlos Moedas.

“Isto é a solidariedade extraordinária da nossa cidade”, e resulta de um "trabalho conjunto com as juntas de freguesia, com a embaixada da Ucrânia e também com os privados, para conseguirmos apoiar toda a gente”, sublinhou.

Apoio aos refugiados em Lisboa

O centro de Acolhimento de Emergência, coordenado pela Proteção Civil Municipal, já apoiou“mais de 400 pessoas, estamos a ajudar aqueles que chegam a encontrar desde o número de segurança social, ao número de identificação fiscal”, afirmou Carlos Moedas.

“Sabemos que vão chegar mais pessoas”, e “ao chegarem a Lisboa vão ser bem acolhidos”, garantiu. “Temos tudo preparado, através da proteção civil e através da sociedade civil, através da câmara municipal, para dar esse apoio todos os dias”.