Direitos Sociais

Apoio a cuidadores informais reconhecido com selo de mérito

O município foi distinguido com o Selo Digital de Mérito (bronze) 2025/2026, da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI). A distinção reconhece diversas iniciativas e boas práticas da autarquia no apoio aos cuidadores.


A atribuição do selo é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, e destaca o compromisso das autarquias em desenvolver políticas eficazes neste domínio. No caso da Câmara Municipal de Lisboa (CML), a distinção resulta de um conjunto de iniciativas que visam fortalecer o suporte aos cuidadores informais, promovendo a sua capacitação e o acesso a recursos essenciais.

Entre as ações desenvolvidas pelo município, destaca-se a iniciativa "Lisboa Cuida +", em parceria com o Instituto Padre António Vieira. O programa visa proporcionar uma intervenção sustentada, colaborativa e multidisciplinar, para apoiar cuidadores informais em Lisboa.

No âmbito desta iniciativa, já foram capacitados 37 profissionais do município, que agora dispõem de melhores ferramentas para orientar os cuidadores informais sobre os seus direitos e apoios disponíveis.

Para reforçar a adequação das respostas às necessidades dos cuidadores informais, a autarquia deu início, em março, a um processo de auscultação destes cidadãos e de outros intervenientes da comunidade, através de grupos focais e metodologias participativas. Este processo culminará num evento final, a 14 de maio.

Além destas iniciativas, a CML promove o trabalho em rede, para a aprendizagem contínua dos cuidadores informais, utilizando a plataforma "Lisboa Cidade de Aprendizagem".

Paralelamente, desde setembro de 2024, desenvolve o Café Memória do Campo Pequeno, no Palácio das Galveias. Esta iniciativa oferece um espaço de encontro, apoio e capacitação para pessoas com problemas de memória e demência, bem como para os seus familiares e cuidadores. O Café Memória realiza-se no quarto sábado de cada mês, entre as 10h00 e as 12h00, e integra a Rede Nacional de Cafés Memória.