Arrancaram as obras do novo co-living no antigo Convento das Grilas
O edifício histórico será reabilitado pela Mota Engil para acolher o projeto de acolhimento, integrando a Unicorn Factory, o hub de inovação instalado na antiga Manutenção Militar. O projeto inclui soluções de sustentabilidade energética, como painéis solares integrados na comunidade de energia da Fábrica de Unicórnios, e uma aplicação móvel para gestão dos espaços comuns.
Carlos Moedas destacou o simbolismo do projeto como parte de uma visão mais ampla para a cidade: “Viemos aqui no princípio e tivemos o sentimento comum que podíamos fazer algo que fosse mais do que paredes e muros, algo que inspirasse as futuras gerações”, afirmou, recordando o percurso desde a instalação da Unicorn Factory até à distinção de Lisboa como Capital Europeia de Inovação.
O Convento das Grilas, fundado em 1663 por ordem de D. Luísa de Gusmão, teve diferentes utilizações ao longo da história, desde recolhimento de freiras da Ordem de Santo Agostinho a dormitório militar. A sua reconversão integra agora um polo tecnológico e criativo que acolhe mais de 1500 pessoas e empresas internacionais, incluindo unicórnios tecnológicos e startups.