Transparência

Atendimento Público: desafios e oportunidades em debate

Encontro em Lisboa reúne especialistas, dirigentes e trabalhadores da Administração Pública, para uma reflexão sobre a influência da inteligência artificial, os desafios e as oportunidades que impactam o atendimento no setor público.


“Atendimento na Administração Pública: Desafios e Oportunidades”, é o tema do encontro promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, para uma reflexão e partilha de experiências entre os profissionais de atendimento.

Na sessão de abertura, a vereadora da Habitação, Filipa Roseta, deixou uma mensagem de reconhecimento e incentivo aos profissionais do atendimento: “Cada vez que lançamos um programa da Habitação, sei que têm uma enchente de dificuldades nas vossas mãos, mas também sei que estão lá com um sorriso, com vontade e com paciência".

“É uma honra para a instituição ter servidores públicos tão prestáveis”, acrescentou, relevando o papel essencial destes profissionais na estabilidade democrática: “O regular funcionamento das instituições, do qual o atendimento é basilar, é o pilar fundamental de um mundo que se quer comum, pacífico e progressivo”.

Entre os temas em debate, destacou-se a influência crescente das novas tecnologias e da inteligência artificial, os desafios colocados pela diversidade crescente da população, em especial no contexto da imigração, e a humanização do atendimento nos serviços públicos.

O atendimento público, sendo o primeiro ponto de contacto entre o cidadão e a administração, foi apresentado como uma função estratégica que exige “inovação, formação contínua e, acima de tudo, empatia e compromisso”. A partilha de boas práticas e a criação de soluções com os próprios profissionais foram apontadas como caminhos essenciais para serviços mais humanos, eficientes e inclusivos.

Este encontro insere-se no Programa de Valorização da Função do Atendimento e integra a Semana da Administração Aberta, iniciativa global dinamizada pela Open Government Partnership, que visa promover uma governação mais transparente, participativa e eficaz.