Autarca de Kiev recebe Chave de Honra de Lisboa
Antolii Tsylepa, está em Portugal há duas décadas, “é ucraniano, português e lisboeta”. Com o seu filho, Anton, de 20 anos, partiram de Lisboa pouco depois do início da guerra, para levar a ajuda dos lisboetas ao seu país natal. Hoje, 405 dias depois da invasão russa ao seu país, entregaram a Vitali Klitschko, a Chave de Honra da Cidade.
O autarca de Kiev, – um "líder corajoso e amante da liberdade", filho de mãe russa e de um alto oficial militar soviético – como assinalou Carlos Moedas, foi hoje recebido na Câmara Municipal de Lisboa. Na cerimónia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da autarquia, Carlos Moedas, manifestou publicamente a "honra" pela presença do seu homólogo ucraniano em Lisboa, um “símbolo” do exemplo que a Ucrânia tem dado ao mundo.
Vitali Klitschko agradeceu, à cidade e a todos os lisboetas, o apoio, lembrando que “a vossa ajuda vai continuar a ser critica para nós”.
Lisboa com a Ucrânia
Lisboa “está aqui" para o povo e para a nação ucraniana, garantiu Carlos Moedas. “Construímos um centro de apoio”, que tem ajudado milhares de refugiados ucranianos no último ano.
Estamos “a aumentar o número de aulas de português disponíveis para dar resposta a todos os pedidos”, e "empenhados" no apoio a Anasthasya, Tetyana and Oksana, que criaram um jardim de infância para mais de 50 crianças ucranianas.
As ações são articuladas com a Associação dos Ucranianos em Portugal, a Embaixada da Ucrânia em Lisboa e o Alto Comissariado para as Migrações, revelou o autarca.