Cultura

"Bairros" assinala início das comemorações dos 10 anos do Iminente

O evento “Bairros” marcou o arranque das comemorações dos 10 anos do Festival Iminente, que terão como ponto alto a edição de 2026, na antiga Escola Industrial Afonso Domingues, em Marvila.


A Praça do Carvão, no exterior do MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, recebeu, a 21 de setembro, esta iniciativa do Iminente – coorganizada pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Fundação EDP – que deu a conhecer o trabalho desenvolvido pelas comunidades da Alta de Lisboa e do Vale de Chelas.

Ao longo do dia, o público foi convidado a descobrir e a participar num programa que refletiu o percurso artístico e comunitário vivido nestes bairros. Dança e música, e uma forte presença da gastronomia, aproximaram os visitantes das tradições de Angola, Cabo Verde e Moçambique, com iguarias como cachupa, moamba, salgados e doces típicos.

Foram ainda promovidos workshops abertos ao público, de pintura de azulejos, criação de roupa e identificação de plantas locais, dinamizados pelos artistas Pitanga, Manel Alma e Flor de Murta. A programação integrou, também, uma exposição sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto, uma Cabine de Cinema com curtas-metragens criadas pelas comunidades e uma biblioteca portátil, acompanhada por bancos de leitura produzidos em edições anteriores, incentivando hábitos de leitura e partilha cultural.

O evento “Bairros” inaugurou oficialmente um ciclo comemorativo que culminará em 2026, com o regresso do Festival Iminente, num edifício simbólica de Lisboa: a antiga Escola Industrial Afonso Domingues, em Marvila. Encerrado há 15 anos, o edifício será reaberto simbolicamente como palco de cultura viva, encontro e experimentação.